:Tudo-Que-Vem-Em-Rolos: descrição em eterno desenvolvimento.

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Agosto, mês do Woodstock 1969 (40 anos )

Há quase 40 anos atrás, numa fazendo de 600 acres localizada na cidade pacata de Bethel, no estado de Nova Iorque, estava prestes a acontecer o maior evento da época, O Woodstock. ''três dias de paz, amor e música''. Frase essa símbolica, porém controvérsia, se era de fato paz, amor e música. George Harrison, em um depoimento sobre sua visita em 1969 em São Francisco- CA, ao ir conferir de perto do que se tratava o movimento que estava agitando a cena, diz não ter encontrado nem paz, amor, e nem música.  ''O que encontrei andando pelas ruas foi um bando de adolescêntes perdidos, com espinhas e drogados'' diz Harrison
Pois bem, deixando a polêmica de lado. O auge desta época não deixará nunca de perder seu valor musical e cultural, seja qual for a opinião. O Woodstock talvez seja a síntese de tudo o que aconteceu. Hendrix sela o ato, bombas e sirenes, Vietnã em guerra  musicadas ao Hino Americano pelas maiores mãos do melhor guitarrista que o mundo já viu. Talvez sem a observação mesmo que negativa de Harrison, não houvesse o Sgt. Peppers. Talvez o grito rouco e dolorido de Janis Joplin ao subir ao palco pela noite, ainda não pudesse ser ouvido. 
Apesar das 500 mil pessoas no evento, devido  repercursão não tem números, pois é infinita.Lendária.

vídeo documentário dando uma prévia. (o título não tá certo)



Falando mais sobre o evento em si, algumas curiosidade e fatalidades:
As instalações do festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene. O estimado era 200 mil pessoas.
Embora o festival tenha sido reconhecidamente pacífico, dado o número de pessoas e as condições envolvidas, houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína, e a outra após um atropelamento de trator. Houve também dois partos registrados (um dentro de um carro preso no congestionamento e outro em um helicóptero), e quatro abortos. 


Sexta-feira, 15 de agosto subiram ao palco: Richie Havens, Swami Satchidananda, Sweetwater, The Incredible String Band, Bert Sommer, Tim Hardin, Ravi Shankar, Melanie, Arlo Guthrie, Joan Baez. 



Sábado, 16 de agosto aonde todos deveriam de estar ou proximos das nuvens: Quill,(quarenta minutos para quatro músicas), Keef Hartley Band, Country Joe McDonald, John Sebastian, Santana, Canned Heat, Mountain, Grateful Dead, Creedence Clearwater Revival, Janis Joplin com a The Kozmic Blues Band, Sly & the Family Stone, The Who (às 4 da manhã, dando início a um conjunto de 25 músicas), Jefferson Airplane



Domingo, 17 de agosto para Segunda, 18 de agosto, nessas alturas acredito que muitas pessoas esqueceram seus nomes: The Grease Band, Joe Cocker, Country Joe and the Fish, Ten Years After, The Band, Blood, Sweat & Tears, Johnny Winter e seu irmão, Edgar Winter, Crosby, Stills, Nash & Young,Paul Butterfield Blues Band, Sha-Na-Na e Jimi Hendrix



Alguns devem se perguntar o por que, por exemplo de The Doors não estar no evento, fico pensando como seria a performace de Jim ao se deparar com tal público...algo para a imaginação mesmo. Outras bandas 
foram convidas, mas negaram o convite cada uma por uma razão pessoal:

The Beatles: segundo o site woodstockstorie, apresenta duas alternativas para a recusa dos Beatles. A primeira é que os organizadores teriam contactado John Lennon, e ele disse que a banda só tocaria se a Plastic Ono Band de Yoko Ono também pudesse se apresentar. O site afirma que a explicação mais plausível é que Lennon queria tocar, mas sua entrada nos Estados Unidos a partir do Canadá foi bloqueada pelo presidente Nixon. De qualquer modo, os Beatles estavam prestes a se separar, e inclusive não tocavam ao vivo fazia três anos, desde de agosto de 1966.

The Doors: considerado como uma alternativa, cancelou sua aparição no último momento; de acordo com o guitarrista Robbie Krieger, eles recusaram pois pensaram que aquela seria mais uma "imitação de segunda categoria do Monterey Pop Festival", mais tarde se arrependendo da decisão Outro fator foi que o vocalista Jim Morrison estaria inseguro quanto a se apresentar fronte a grandes platéias. O baterista John Densmore no entanto compareceu ao festival, e no filme pode ser visto no palco durante a apresentação de Joe Cocker.

Led Zeppelin: também foi convidado, de acordo com seu empresário Peter Grant: "Fomos chamados pra tocar em Woodstock e a Atlantic gostou da idéia, assim como nosso promoter nos EUA, Frank Barsalana, mas eu disse não pois em Woodstock seríamos apenas mais uma banda". Ao invés disso o grupo embarcou em uma bem-sucedida turnê de verão, tocando naquele mesmo final de semana no Asbury Park Convention Hall em New Jersey.

Jethro Tull: recusou o convite, de acordo com Ian Anderson, pois seu empresário lhe disse que haveria montes de drogas, lama e hippies. Embora a banda não tenha se apresentado no festival, sua música foi tocada pelo sistema sonoro de utilidade pública. No filme, durante entrevistas com os organizadores (quando eles discutem quanto dinheiro estão perdendo com o evento), as canções "Beggar's Farm" e "Serenade to a Cuckoo", do álbum This Was, podem ser ouvidas ao fundo. 

The Byrds: foram convidados, mas escolheram não participar pensando que Woodstock não teria nada de diferente dos outros festivais musicais que estavam acontecendo naquele verão. Também estavam preocupados com o cachê, de acordo com declarações do baixista John York: "Estávamos indo pra um show e Roger McGuinn chegou e disse que um cara estava organizando um festival no norte de Nova York, mas que naquele ponto já não estavam mais pagando as bandas. Ele perguntou se queríamos ir, e todos responderam, 'Não, queremos descansar'. Não fazíamos idéia de como aquilo seria. Estávamos esgotados, e também cansados daquela coisa de festivais. Então recusamos, e perdemos o melhor festival de todos" 

Bob Dylan: estava negociando para tocar, mas desistiu depois que seu filho ficou doente. Ele também estava insatisfeito com o número de hippies acampando perto de sua casa, no local onde o festival ocorreria originalmente.
(cometário pessoal: Concordo muito com o Dylan, principalmente quando se refere ao número de hippies.)

Joni Mitchell: estava agendada para tocar, mas cancelou pois seu empresário temia que ela perdesse uma participação no programa de TV The Dick Cavett Show

The Moody Blues: apareceram no primeiro pôster de divulgação do evento, mas desistiram de participar após agendarem um show em Paris naquele mesmo final de semana.

OBS.: Muita das  informações acima copiadas descaradamentes da Wikipédia. (hehehe)

Hoje, na então suposta desconhecida fazenda aonde ocorreu a 'lenda de festival'  se encontra o memorial do Woodstock.


Quem pode fazer uma leitura um pouco mais detalhista e  percebe que quem escreve aqui, não é muito fã desse festival, no sentido ''oh yes, peace, love, and rock'n'roll man!''. Acertou. Quando tinha 15 anos talvez achei isso, mas depois de ler sobre hippie e o que não é hippie e rótulos e sobre a contracultura, e a farsa do verão do amor, prefiro os beatnicks. Para quem se interessa no assunto e é fã de Janis Joplin, na biografia dela fala muito sobre a época. Não era as mil maravilhas como todos pensam.Tratando de conceito e festival a respeito da década de 60, prefiro o Montery Pop. Assista também o documetário que tem em qualuqer locadora (imagino que tenha pois se propagou de uma forma...), mesmo que não goste muito do festival ou tenha uma opinião contraditória quanto ao que dizem e quanto ao que foi em termos comportamentais,vale a pena assistir, com certeza a cena do bode pintado de verde ao lado de um hippie também pintando de verde vai ficar marcada na sua memória, sem contar a apresentação de Janis e Jimi, que são sem palavras. Para encerrar, nem preciso mencionar que elego os vídeos de Janis e Jimi, pois pra mim são...eternos. 


 Assistam, divida esse momento comigo...escuta só o baixão e o climão...e a Janis ...bah. =)



Bom, esse se você não assistir, nem quero saber. Feche essa página e nunca mais entre aqui.
Aos que assistirem, 1 minuto de silêncio. 


~  ~ ~~

Um comentário: